Em entrevista neste Informativo, o diretor de Negócios da Droom, Nilton Alexandre Pedreira, destacou que o “Ecossistema Droom torna o acesso aos créditos judiciais não somente possível para quem os detém, como para quem os elege como oportunidade de investimento”. O executivo ressaltou ainda que foi criada na Droom uma grande diversidade de produtos e serviços, tendo como base os direitos creditórios e precatórios. “Para nós, é condição sine qua non atender todos as partes envolvidas, de ponta a ponta, facilitando a aceleração de sonhos dos originários do ativo, dos advogados que fazem a intermediação, bem como atingir as expectativas de rentabilidade de investidores exigentes”, afirmou o diretor.
Qual a sua avaliação sobre os novos negócios e as ações inovadoras desenvolvidas pela Droom em 2023, como um ecossistema em expansão reunindo empresas especializadas em ativos judiciais?
Nilton Pedreira: Após todo o empenho do Ecossistema Droom nas últimas décadas, o Estado do Rio de Janeiro, atualmente, encontra-se com um fluxo contínuo de expedição e pagamento de seus precatórios a ponto de cumprirmos com um de nossos propósitos que é democratizar este formato de investimentos alternativos, chamados de ATIVOS JUDICIAIS, oferecendo uma ACELERAÇÃO DE SONHOS com retornos acima de 20% ao ano.
Outra conquista é que conseguimos, em 2023, colocar em operação nossa plataforma tokenizadora e securitizadora DROOM DIGITAL, dando oportunidade a qualquer pessoa, com algum recurso disponível para este tipo de alocação, poder investir em ativos judiciais fracionados, com cessão tokenizada em blockchain, participando dessa democratização com tickets acessíveis, o que antes era acessado somente por grandes instituições financeiras. Iniciamos a criação com entes públicos de plataformas eletrônicas de compensação fiscal, que irão proporcionar um grande encontro de contas, liberando riqueza retida no Poder Judiciário.
Outro ativo que estamos elaborando para lançamento é o CRJ (Certificado de Recebível Judicial), que deverá ser o primeiro a ser listado no mercado financeiro como opção de diversificação para investidores, diante dos já conhecidos CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), CRAs (Certificados de Recebíveis Agrícolas) e debêntures.
Para clientes institucionais, a DROOM oferece, por meio de seu modelo preditivo, das oportunidades de acordo nos tribunais e de novas leis de tributação – como a de fundos exclusivos (PL 4.173/2023, aprovado no Senado, aguardando sanção presidencial) -, a estruturação de FUNDOS DE INVESTIMENTOS EM DIREITOS CREDITÓRIOS. Eles são customizados, de acordo com os objetivos de cada cliente, buscando o máximo de eficiência tributária e alta rentabilidade dos recursos.
O que motivou a chegada da Droom Planner ao Ecossistema?
Nilton Pedreira: Vimos a necessidade de oferecer algo a mais para as nossas originárias e seus sucessores. A maioria das pessoas que aguarda o pagamento de seus direitos creditórios nas filas de expedição, muitas das vezes, não tem ideia de que poderiam acelerar seus projetos e sonhos ao tentarem acordos por meio da visão de um planejamento financeiro adequado.
Com esse propósito inicial, resolvemos pela implementação dessa empresa no Ecossistema Droom. Ela já está trazendo grandes oportunidades de ajudarmos herdeiros e sucessores a formarem condições superiores da visão e utilização de seus recursos financeiros, hoje e no futuro. Muitas vezes apontamos, como parte da estratégia, investir em Ativos Judiciais que eles possuíam antes de realizarem os acordos. Isso na medida certa para dar retorno em seus portfólios, criando o que batizei de Jornada Financeira Infinita. Então, no final, o que o cliente tinha como amargura e espera torna-se oportunidade com benefícios para todos os envolvidos na compra e venda de ativos judiciais.
Hoje a Droom Planner está engajada também em sua segunda meta, que é levar conhecimento aos planejadores financeiros – de instituições financeiras ou independentes – sobre como incluir os Ativos Judiciais nas estratégias que implementam nos portfólios de seus clientes. Contamos com uma referência do mercado financeiro: Valter Police, gerente da Droom Planner e planejador financeiro certificado CFP®. Ele também é membro do comitê de Ética da Planejar e principal professor dos cursos de formação da FK Partners, atuando no mercado há mais de 15 anos.
Quais as principais vantagens que o cliente Droom terá ao contratar o planejamento financeiro na Droom Planner?
Nilton Pedreira: Há benefícios para qualquer pessoa, mesmo que não detenha um crédito judicial para receber. Esse cliente terá uma assessoria para a estruturação de portfólio de ativos com combinações ainda mais vencedoras, ao acrescentar Ativos Judiciais em sua estratégia, por recomendação de especialistas nesse tipo de ativo alternativo.
A maioria dos clientes que chega até nós, vem com um desejo sincero de rentabilizar seus investimentos. Eles querem descorrelacionar esses investimentos do que temos hoje no mercado, onde é comum investir em CDB, FII (Fundo de Investimento Imobiliário), títulos do Tesouro, etc., bem como investimentos de maior risco, entre eles CRIs e CRAs.
Nossa maior vantagem, entre todos os ativos, é o deságio aplicado que cria uma situação privilegiada em termos de retorno financeiro. Em qualquer aplicação ou envelopamento desses ativos que construímos em 2023 – e seguiremos com novidades para 2024 – conseguimos oferecer retorno sempre superior a 18% ao ano, o que no mercado de renda fixa é extraordinário.
Vale ressaltar que um grande mito desse mercado é que o precatório sofre calote. Esclareço que nunca houve o não pagamento de um precatório: ou seja, o prazo pode ser estendido, mas o crédito será pago. E não digo isso porque queremos que as pessoas acreditem em nossas palavras, isso é bom para os próprios entes públicos que, na maioria esmagadora das vezes, mais de 90%, estão de um lado ou nos dois lados nesses litígios que geram os precatórios.
Ninguém aqui está falando em bondade, mas de contas públicas que precisam ser acertadas, e as partes não estão interessadas em perder nada. Então, fique tranquilo, estamos tratando com assertividade, analisando ativo por ativo, nos esforços de mitigação de riscos, com teses fundamentadas e ações no Judiciário para promover segurança jurídica contínua nesse assunto.
Como vê a utilização de novas tecnologias, inclusive na Droom, para aprimorar a segurança das negociações no mercado de precatórios no país?
Nilton Pedreira: Queremos que a tecnologia nos aproxime dos clientes, sejam os entes públicos, credores ou investidores, dando aos processos celeridade, gerando confiança e trazendo segurança jurídica escalável. No entanto, queremos a humanização da comunicação com as pessoas, pois não estamos tratando apenas de processos, e sim de pessoas que têm seus anseios, medos e sonhos. Isso, para nós, é crucialmente importante.
Trabalhamos para a securitização dos ativos, proporcionando um patrimônio de afetação importante para o mercado financeiro. Estamos também estruturando um produto de seguro para cumprimento do prazo de recebimento, tecnicamente a única parte que causa incômodo para algumas pessoas quanto à propriedade desse ativo.
Em outra frente, desejamos também mudar o jeito como as pessoas pensam e investem em aposentadoria. Para isso, pretendemos lançar produtos que promovam uma aceleração do sonho desse item do planejamento financeiro, reduzindo o prazo de acumulação, de 30% a 50%, e dando mais flexibilidade na constituição dessas reservas financeiras. Isso com certeza mudará e fará o mercado ficar mais acirrado, gerando produtos mais rentáveis para os clientes e não somente para as instituições financeiras.